https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/38004235/
Efeitos agudos e crônicos da suplementação de cogumelo juba de leão na função cognitiva, estresse e humor em jovens adultos: um estudo piloto duplo-cego de grupos paralelos
Sarah Docherty , Faye L Doughty , Ellen F Smith
- Número de identificação pessoal: 38004235
- Código de Processo Penal: PMC10675414
- DOI: 10.3390/nu15224842
Resumo
Contexto: Dadas as propriedades bioativas e o trabalho limitado até o momento, Hericium erinaceus (juba de leão) mostra-se promissor em melhorar a função cognitiva e o humor. No entanto, grande parte da pesquisa humana se concentrou na suplementação crônica em coortes cognitivamente comprometidas.
Objetivo: O estudo piloto atual investigou os efeitos cognitivos e de melhora do humor agudos e crônicos (28 dias) do Hericium erinaceus em uma coorte de adultos jovens e saudáveis.
Projeto: Este projeto randomizado, duplo-cego, controlado por placebo e de grupos paralelos investigou os efeitos agudos (60 minutos após a dose) e crônicos (intervenção de 28 dias) de 1,8 g de Hericium erinaceus em 41 adultos saudáveis com idades entre 18 e 45 anos.
Resultados: A análise revelou que após uma dose única de Hericium erinaceus , os participantes tiveram desempenho mais rápido na tarefa Stroop ( p = 0,005) 60 min após a dose. Uma tendência para redução do estresse subjetivo foi observada após 28 dias de suplementação ( p = 0,051).
Conclusões: Os achados sugerem provisoriamente que Hericium erinaceus pode melhorar a velocidade de desempenho e reduzir o estresse subjetivo em adultos jovens e saudáveis. No entanto, achados negativos nulos e limitados também foram observados. Dado o pequeno tamanho da amostra, esses achados devem ser interpretados com cautela. Investigações adicionais em tamanhos de amostra maiores são cruciais, no entanto, os achados deste ensaio oferecem uma promissora via de interesse.